O aluno a distância sente os problemas do isolamento em várias dimensões.
Está isolado em termos de espaço físico - fora das paredes de uma escola, por vezes muito longe dela ou sem tempo para se deslocar. O telefone e as novas tecnologias da comunicação são os grandes meios para diminuir os problemas resultantes da separação geográfica do aluno em relação à escola e aos recursos para a aprendizagem
Está isolado e termos do espaço social - não pode conviver com regularidade com os professores, tutores e colegas. O contacto pessoal próximo é um factor importante para que um indivíduo se sinta parte integrante de uma comunidade. Falamos hoje muito em comunidades virtuais, em trabalho cooperativo e colaborativo, mas muitas vezes estas metodologias quando aplicadas nos sistemas de ensino só se tornam eficazes quando preparadas por dinâmicas de interacção pessoal que têm de ser iniciadas através de processos de socialização.
Está isolado em termos de espaço psicológico - o sentimento psicológico de isolamento é, naturalmente, o mais frequente no ensino a distância.
O telefone foi até há poucos anos e é, ainda hoje, um meio poderoso quebrar o isolamento do aluno seja por iniciativa deste ou do tutor. As novas tecnologias vieram abrir novas possibilidades em ralação a cada um dos aspectos que focamos.
Para as utilizarmos, depois de resolvidos os problemas das acessibilidades, quer o tutor, quer o aluno terão de desenvolver algumas competências, entre outras as da expressão escrita.Na prática, apesar de existirem outras possibilidades, o tutor e o aluno têm de ser capazes de comunicar e exprimir claramente as suas ideias por escrito.