Centro Naval de Ensino a Distância
|
Aumentar a auto-estima |
 |
|
|
A ideia que um indivíduo faz de si próprio, das suas forças e das suas fraquezas, é um factor determinante no seu sucesso na aprendizagem.
Uma forte motivação inicial para levar até ao fim uma determinada formação vai certamente variar ao longo do tempo em que esta decorre. As dificuldades pessoais, familiares e profissionais, o stress para conciliar as necessidades do estudo com as outras obrigações e muitos outros factores provocam no indivíduo situações de instabilidade que ele terá de superar.
Quando a esta instabilidade se junta uma menor auto estima e confiança em si é muito fácil desencadear-se um processo de desmotivação com consequências graves no processo de aprendizagem.
A investigação sobre o insucesso escolar e a motivação destaca algumas ideias que importa ter presente:
· O insucesso repetido conduz o aluno a acreditar que não será capaz de ultrapassar as dificuldades;
· As ideias que o aluno tem das suas capacidades afectam os seus esforços para fazer bem as coisas e o seu desempenho;
· Os alunos com baixo rendimento escolar têm tendência para comportamentos que dificultam a aprendizagem.
No ensino a distância o isolamento do aluno vem reforçar os efeitos negativos sobre a motivação dos outros factores.
O tutor deverá estar atento aos sucessos e insucessos que o aluno vai tendo ao longo de um curso e actuar no sentido de os explorar - os sucessos para aumentar a confiança e os insucessos para ajudar o aluno a encontrar estratégias de superação. Por outro lado, nos contactos que estabelece deverá também analisar com atenção o discurso que os alunos produzem procurando encontar sintomas que permitam diagnosticar os seus estados de motivação, de auto-estima e confiança.