O exercício das funções de tutor exige que este tenha um conjunto de qualidades pessoais e competências específicas.
![]() | Cordialidade - capacidade para uma relação amigável e aberta (sem cair, evidentemente, em exagerada familiaridade) |
![]() | Empatia - capacidade para se aperceber dos sentimentos dos outros, sem entrar na sua intimidade. Nem sempre é fácil a um tutor criar empatia com um aluno adulto. Imagine, por exemplo um tutor que no seu tempo de estudante tenha sido um bom aluno e aprendido sem dificuldades. Este tutor terá algumas dificuldades em compreender os sentimentos do aluno em relação às dificuldades que experimenta no dia a dia e ao stress que sente antes de um teste ou exame. |
![]() | Tolerância - capacidade para aceitar a maneira de ser das outras pessoas e dos seus valores Também parece simples, mas muitas vezes não o é. Desde logo, porque em relação à matéria ou ao processo de aprendizagem do aluno um dos papéis do tutor é fazer críticas. E essas críticas podem chocar com os sentimentos do aluno e levá-lo a fugir no futuro ao contacto. Outras vezes a questão dos valores poderá criar problemas. Por exemplo o valor que o aluno à formação, ao esforço e às dificuldades inerentes à aprendizagem podem não ser os mesmos do tutor e este terá de encontrar formas de o ajudar a encontrar outros valores sem entrar em choques que o inibam de continuar a estudar. Outros aspectos devem ainda ser considerados quando falamos em tolerância. O tutor deve estar prevenido em relação à possibilidade de inconscientemente manifestar preconceitos em relação à idade do aluno, quer o considera demasiado jovem ou idoso. Deverá ter também cuidado em relação a manifestações que possam sugerir racismo abstendo-se por exemplo de emitir opiniões sobre as potencialidades ou dificuldades de uma ou outra etnia face à aprendizagem. Em relação ao sexo também terá de ter cuidado em não emitir juízos que possam ser tomados como preconceituosos. Manifestações que possam ser tomadas como elitistas devem também ser evitadas. Muitas vezes, inconscientemente o tutor pode ser levado a não acreditar nas possibilidades de um aluno fundamentando-se sem dados objectivos unicamente no seu estatuto sócio-económico ou na sua formação anterior. |
![]() | Flexibilidade - em relação às regras estabelecidas, não as aplicando de uma forma acrítica. |
![]() | Honestidade - não fazendo promessas que não sabe se poderão ser realizadas |