Em todas as actividades de ensinar e aprender, o professor, o tutor, o moderador, em geral qualquer pessoa que tenha de desenvolver uma actividade de ensinar, deve estar consciente de que as teorias, os modelos, não são mais do que instrumentos que terão de ser apropriados e adaptados por cada um de acordo com o seu próprio estilo. Ensinar, sendo um objecto da ciência e da investigação, é também uma arte e como tal o indivíduo, podendo adoptar ou pertencer a uma determinada escola, não se pode deixar de colocar a sua marca individual na sua actividade.
Vimos algumas estratégias que o tutor, enquanto moderador de um diálogo pedagógico pode utilizar. Essas estratégias têm como última finalidade a tarefa global de ensinar. Por isso é importante que num qualquer diálogo o tutor não perca a direcção da sua própria tarefa.
O quadro abaixo resume os principais modelos de ensinar. O tutor, de acordo com as suas próprias concepções de ensinar e os seus estilos preferidos, poderá combinar para seu uso pessoal este quadro com o das estratégias de moderação.
![]() | |