As de focalização são apropriadas quando o diálogo se dispersa ou se torna demasiado prolixo ou denso. Entre as estratégias possíveis as mais úteis e utilizadas são as seguintes:
Identificar a direcção do diálogo
Ordenar ideias pela sua relevância
Focar os pontos-chave
É natural que num diálogo, síncrono ou assíncrono, a conversa se afaste do tema e perca coerência. O tutor é responsável por manter a direcção e a clareza do diálogo não deixando que ele se desfocalize e orientando-o relativamente ao tema. Para isso terá de avaliar permanentemente os conteúdos sociais e temáticos da discussão e intervir sempre que necessário, agrupando intervenções e procurando encontrar a coerência, em relação aos objectivos do curso e da actividade.
Nas fases iniciais de um curso ou actividade é natural que alunos e os professores ou tutores se encontrem pouco à vontade. Assim, compete ao moderador criar um ambiente favorável ao diálogo. Começar por formular algumas ideias pessoais sobre o tema e identificar os pontos fundamentais e mais polémicos pode ajudar a quebrar o gelo inicial.
Numa fase seguinte poderá assumir um discurso de facilitador conceptual assinalando pontos relevantes de contribuições dos participantes, dando coerência aos elementos importantes presentes em discursos confusos, ajudando os formandos a utilizar uma linguagem cientifica, identificando e esclarecendo aspectos que possam tornar mais eficaz e produtiva uma discussão, etc.
Nas fases mais adiantadas da discussão poderá fomentar o desenvolvimento de um discurso reflexivo sublinhando, por exemplo, as partes ambíguas dos comentários ou respostas dos alunos e actuar como mediador indicando possíveis direcções da reflexão futura e negociando os caminhos a seguir.
As de aprofundamento estão vocacionadas para situações em que o diálogo se está a tornar superficial e a cair em lugares comuns, para provocar a crítica sobre opiniões e afirmações que possam bloquear o diálogo ou porque os próprios participantes sentem que há áreas ou ideias que merecem ser exploradas e aprofundadas.
Entre as várias abordagens possíveis as mais úteis e utilizadas são:
Questionar de forma abrangente
Estabelecer relações
Privilegiar perspectivas múltiplas
Naturalmente, estas estratégias podem ser utilizadas em qualquer fase de um curso, mas elas são particularmente adequadas para as fases intermédias em que os alunos já dominam minimamente os conteúdos, criaram as suas próprias expectativas e apetências e são capazes de se envolver em diálogos argumentativos.
O moderador pode formular questões que suscitem a reflexão sobre os valores dos participantes como forma de os levar a considerar novos níveis e perspectivas e a pôr em causa as suas próprias ideias.
O pensamento crítico gera naturalmente questões, mas nem todas as questões são oportunas. O moderador deve ter especial cuidado em só colocar aquelas que fomentem o diálogo e o aprofundamento dos temas.
A utilização destas estratégias pelo moderador permite que os participantes discutam e aprofundem a coerência e implicações das suas contribuições e desta forma desenvolvam e solidifiquem novas ideias.
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