Naturalmente, muitos adultos sentem-se pouco à vontade, ou mesmo com receio, de enviar os seus trabalhos para um tutor ou professor que conhecem mal e com que raramente se encontarm.
Para além dos problemas de falta de confiança em si e das dificuldades em lidar com a matéria, há outras questões que devemos também considerar
![]() | Por exemplo as idades. Tutor e aluno podem ter idades próximas, ou o tutor ser mesmo mais novo que o aluno. Como lidaria com este problema? |
![]() | A questão dos sexos pode ser também importante. Um aluno e uma tutora, ou um tutor e uma aluna da mesma idade são situações susceptíveis de gerar bloqueios e dificuldades de comunicação, ou noutros casos facilitar essa comunicação. E a idade em conjunto com este factor como actuará? |
![]() | O atraso na recepção do feedback a um trabalho ou teste é também um factor de extrema importância. O aluno, mesmo que tenha consciência de que o trabalho ou teste correu bem, vive sempre o stress provocado pela dúvida em relação à opinião que o professor ou tutor vai exprimir. À medida que o tempo passa o receio de que essa opinião seja negativa vai aumentando. Imagine agora que recebe a avaliação ao teste com uma mensagem deste tipo: O seu teste não atingiu o mínimo para passar para o módulo seguinte. Tem de estudar mais e de fazer melhor se quiser passar! Os melhores cumprimentos. |
![]() | Repare nesta outra forma de dar a mesma notícia: Infelizmente desta vez o seu trabalho não lhe vai permitir passar para o módulo seguinte. Penso que não terá tido tempo para se dedicar com maior profundidade ao estudo da matéria, pois há aspectos em que as suas ideias sobre a matéria não parecem claras. Tenho a certeza de que se conseguir arranjar tempo para estudar e o fizer de uma forma organizada as coisas vão correr melhor da próxima vez. Não desanime. Se precisar de ajuda não hesite em colocar-me probemas ou dúvidas que tenha. Bom trabalho |