Aprender é um processo de aquisição e transformação de comportamentos que se processa em várias fases durante as quais os aluno realiza várias actividades e entra mais ou menos frequentemente em diálogo com o tutor.
Para acompanhar este processo o tutor deve ser capaz de por em acção algumas competências. As mais importantes são:
![]() | Clarificar - ajudar os alunos a clarificar as suas necessidades, dificuldades e desejos. Relaciona-se, naturalmente, com as competências de saber ouvir de que falamos atrás. |
![]() | Verificar - fazer e ajudar os alunos a fazerem uma retrospectiva dos passos que foram sendo dados durante o processo de aprendizagem. Por exemplo, um mau resultado numa prova ou a perda da motivação tem antecedentes. Sabermos as causas que conduziram a um resultado ou a uma situação pode ser um factor que ajude um aluno a modificar as suas formas de actuar. |
![]() | Contextualizar - ajudar os alunos a constextualizarem não só as suas aprendizagens, mas também as suas próprias formas de aprender. Perante as dificuldades muitos alunos têm tendência a considerarem que o que lhes acontece é único. Mostrar-lhes que muitos outros estão nas mesmas circunstâncias pode ser um factor de estímulo (no entanto é necessário não cair no lugar comum que possa desculpabilizar e legitimar comportamentos desadequados) |
![]() | Conceptualizar - apresentar explicações ou teorias que possam ajudar na resolução das dificuldades ou problemas. O tutor deve ter um cuidado muito especial em relação às explicações e teorias que propõe pois pode confundir o aluno e agravar as suas dificuldades. |
![]() | Desafiar - assinalar aspectos escondidos ou inconscientes que possam prejudicar ou melhorar o trabalho do aluno. É preciso também muito cuidado na utilização desta técnica, pois o desafio pode não ser aceite pelo aluno e este bloquear o diálogo. Há no entanto diferenças importantes quando o desafio é feito em relação ao estudo da matéria ou em relação às competências e ideias do aluno. |
![]() | Suscitar a acção - O diálogo do aluno com o tutor tem como finalidade ajudar o aluno a tornar-se activo. Desta forma, o tutor deve sempre finalizar as suas conversas com o aluno combinando com este uma tarefa que ele vai realizar (ou os dois em conjunto). |
![]() |