Naturalmente toda a gente concorda com as enormes potencialidades que a Internet oferece para a comunicação em geral e para a troca de informação em particular.
A comunicação pedagógica é uma forma particular de comunicação e troca de informação em que assume relevância especial a sua finalidade educativa ou formativa.
Disponibilizar e trocar informação não é, só por si, educar ou formar.
A utilização das tecnologias de comunicação emergentes tem sido, desde as suas origens, uma prática constante em todos os sistemas de ensino a distância. Uma prática que tem representado, simultaneamente, o que de mais positivo e negativo estes sistemas têm oferecido.
Ao mesmo tempo, é também possível constatar que quanto mais avançadas são as tecnologias utilizadas, mais evidentes e reforçados se apresentam, quer os aspectos positivos, quer os negativos que se agrupam fundamentalmente em dois campos:
O primeiro relaciona-se sobretudo com as características comunicacionais da tecnologia e em especial a sua possibilidade de permitir ou não, para além da transmissão da informação, a comunicação bidireccional.
O segundo diz respeito à forma como a utilização dessas tecnologias é desenhada para os fins específicos da formação e educação.
É da conjugação harmoniosa destes dois factores, em conjunto com a existência de profissionais dedicados e competentes, que resulta o sucesso dos projectos de educação e formação a distância.