Como vimos, há basicamente dois tipos de comunicação no ensino a distância:
Comunicação síncrona em que o formador e o formando estão em interacção "ao mesmo tempo"
Comunicação síncrona em que o formador e o tutor interagem " em tempos diferentes" de acordo com as suas disponibilidades ou calendários.
Os problemas colocados aos tutores e formandos para a utilização de tecnologias síncronas ou assíncronas são diferentes e vão obrigar a metodologias também diferentes na execução das respectivas funções.
Pense por exemplo nas diferenças que o "tempo de resposta" vai provocar na resposta de um tutor a uma questão que um formando lhe coloca no caso de uma comunicação síncrona ou assíncrona.
E como analisaria uma resposta de um formando a uma pergunta colocada pelo tutor nas mesmas duas situações?
O tempo que o tutor ou o aluno têm para reflectir e aprofundar a questão colocada permitem um grau de elaboração completamente diferente do proporcionado no decorrer de uma aula presencial ou uma sessão online síncrona.
![]() | As tecnologias síncronas - video e voz bidireccional, chats, etc - podem desempenhar um papel importante, nomeadamente no iniciar dos cursos, na constituição de grupos de trabalho, no desenvolvimento de actividades e apresentações. Mas colocam-se também problemas complexos. As calendarizações tornam-se mais rígidas e podem colidir com as possibilidades dos formandos; Ainda persistem muitos problemas nas tecnologias que não são completamente fiáveis, os problemas de largura de banda estão longe de estar resolvidas e o apoio técnico para ser eficaz exige recursos técnicos e humanos consideráveis. |
![]() | Por seu lado, as tecnologias assíncronas não sofrendo com a mesma dimensão os problemas assinalados têm tido dificuldades em encontrar mecanismos de promover a participação directa dos formandos e o desenvolvimento de estratégias colaborativas nas interacções necessárias à aprendizagem, em especial as interacções formando -conteúdo, formando-formando. |
![]() | Estes desafios têm levado a que grande parte dos modelos utilizem as tecnologias síncronas de uma forma ocasional e com fins limitados e bem definidos. |