A complexidade e capacidade das tecnologias e meios de comunicação são cada vez maiores e a sua utilização exige fundamentações pedagógicas.
Nos últimos anos têm sido propostas várias abordagens de que realçamos a pesquisa guiada pelas possibilidades que oferece ao aluno para construir o seu próprio conhecimento. O diálogo com o tutor e os colegas é o motor dessa construção e dos resultados da aprendizagem.
![]() | Nas várias situações em que é chamado a intervir o tutor terá de conseguir que os diversos participantes numa acção manifestem os seus conhecimentos e desenvolvam as suas ideias sobre os conteúdos em questão. |
![]() | Seja em situações síncronas ou assíncronas a sua função principal vai ser a de moderador do diálogo. Para isso, vai utilizar os seus conhecimentos e experiência, mas é bom que tenha algumas competências específicas e domine conscientemente algumas formas práticas da actividade de moderação |
![]() | No fundamental o moderador deve ser capaz de adoptar alguns tipos de discurso, que desenvolverá de acordo com um estilo apropriado através de uma estratégia |
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![]() | Guia generativo - fornece posições possíveis face a um determinado tema. Identifica no discurso dos alunos ideias que se aproximam de teorias. Facilitador conceptual - Ajuda a articular conceitos utilizados pelos alunos e clarifica os que foram utilizados de forma incorrecta. Refere conceitos que foram omitidos. Guia reflexivo - desenvolve uma interacção não-directiva com os alunos utilizando uma linguagem precisa referindo-se a frases ou ideias que estes exprimiram. Aponta semelhanças ou diferenças entre várias formulações procurando focar o diálogo e clarificar as ideias expressas. Reflexão pessoal - Desenvolve as suas próprias ideias sobre um determinado tema procurando exprimir os dilemas em que ele próprio se debate. Apresenta as suas escolhas dentro de vários modelos e desafiando os formandos a tomarem uma posição pessoal. Mediador - Quando a discussão engendra posições extremas entre os participantes, o mediador procura redireccionar o diálogo para objectivos que possam ser comuns aos vários participantes. Deverá procurar clarificar as razões que levaram ao extremar de posições e encontrar os pontos comuns. Role play - Ao longo de uma discussão o moderador pode assumir papéis diferenciados no sentido de introduzir perspectivas alternativas ao diálogo e levar ao aprofundamento dos temas em discussão. O estilo neutro é básico e fundamental pode ser assumido em qualquer intervenção, quebrado pelo humor no sentido de tornar mais leve e interessante o diálogo e facilitar a participação. O estilo analítico é uma forma específica do neutro que acontece quando o moderador desenvolve qualquer análise sobre um tema. O estilo informal pode ser utilizado para colocar questões ou abordar temas que possam ser menos desejados pelos participantes. O estilo criativo deve ser utilizado quando os participantes estão, por exemplo, entusiasmados com os resultados de uma discussão ou trabalho. O excêntrico pode representar o extremar de um outro estilo como por exemplo o inspirado ou o humorista. No que se refere às estratégias elas podem agrupar-se em dois grupos: as de focalização e as de aprofundamento . |