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4 - Componentes Multimédia


4.1 Apresentação e Objectivos


Na concepção de um produto multimédia é necessário prever a utilização de textos e imagens, de vários tipos, para comunicar com maior clareza.

Quando concebemos a componente gráfica de um produto multimédia, não nos podemos esquecer dos seus componentes fundamentais e da forma como eles vão contribuir para o produto final.

Nesta unidade vamos sintetizar as várias componentes multimédia, devendo no final da mesma deve ser capaz de:

  • Conhecer as principais componentes e a sua importância;
  • Conhecer as principais regras na estruturação das componentes no produto multimédia.


4.2 Texto/Scripto


O texto é um componente fundamental para a transmissão de conhecimento, mas um texto em suporte electrónico não tem a mesma função nem segue as mesmas regras de construção de um texto em suporte de papel. Deve, pois, ao elaborar-se um texto para suporte electrónico ter-se em atenção os seguintes aspectos:

  • Utilizar uma ou duas fontes, preferencialmente as “standard”, usando diferentes tamanhos ou estilos para enfatizar títulos, conceitos, etc. Times New Roman, Arial e Verdana são algumas das fontes mais comuns e usadas nos PC's.
  • Evitar usar apenas letras maiúsculas, excepto para enfatizar uma ou outra palavra e preferencialmente para títulos.
  • Ter em conta que o texto em itálico é pouco legível.
  • Considerar que linhas muito longas, de margem a margem do ecrã, ou demasiado curtas, ou então uma ou duas palavras por linha, são difíceis de ler e dificultam a compreensão do texto.
  • Resumir o texto o mais possível mantendo a sua compreensão: retirar as palavras redundantes.


4.3 Grafismo/Apresentação gráfica


A representação gráfica de qualquer aplicação multimédia deve revestir-se de um significado ou objectivo. Para isso, a sua concepção deve obedecer aos seguintes princípios:

  • Conceber ecrãs ou páginas que sejam consistentes e adequadas para os destinatários, conteúdos e estilo de apresentação.

  • “Borders”, botões ou “links” devem ser utilizados de uma forma consistente em ecrãs comuns ao longo de todo o produto.

  • Para melhor conceber o design da sua “página” ou ecrã, decidir primeiro onde se quer a localização, no ecrã, de cada elemento.

  • Elementos que são comuns a vários ou a todos os ecrãs devem ser colocados no “background”.

  • Elementos que são específicos de cada “página” deverão ser colocados no “foreground”.

  • Usar o tamanho para indicar prioridade, colocando os aspectos mais importantes em maiores dimensões.

  • O item que mais atrai a atenção do utilizador deve ser o mais importante, mas a apresentação e localização dos diversos itens também deve sugerir as relações entre eles.


4.4 Botões


A utilização dos botões permite interagir, movimentar-se e navegar ao longo de uma aplicação.

Para atingir estes objectivos deve ter-se em conta os seguintes considerandos aquando do seu desenvolvimento:

  • A função de cada botão deve ser clara (é preferível que o utilizador possa obter essa informação olhando simplesmente para o botão).

  • Colocar os botões que não são permanentes - que mudam em cada ecrã - em locais diferentes.

  • Garantir que os botões que permitem a navegação permaneçam visíveis e acessíveis.

  • O background é o melhor local para colocar botões que permanecem em todos os ecrãs.

  • Ao utilizar botões em forma de seta garantir que ela aponta na direcção correcta.

  • Os botões em forma de ícone são mais apropriados quando se quer utilizar uma imagem associada a cada função.

  • É preferível utilizar botões transparentes quando estes estão sobre uma palavra num campo, desde que este não seja “scroll-field”, ou estão sobre uma imagem ou parte de uma imagem.

  • Colocar os botões permanentes junto de uma das margens do ecrã e no mesmo local em cada um dos ecrãs.

  • Colocar os botões que se alteram na parte do ecrã junto da zona que eles vão modificar.


4.5 Sons e música


Ter-se-á que decidir sobre a função que os sons ou a música desempenharão ao longo da aplicação.

De seguida, enumeram-se algumas das funções consideradas mais importantes.

  • Aumentar no utilizador o sentido da transição;

  • Demonstrar um conteúdo (instrumentos musicais);

  • Informar o utilizador que existe um progresso (informa o utilizador que algo vai acontecer);

  • Dar feedback ao utilizador;

  • Substituir animação ou outra informação gráfica.


4.6 Animação e vídeo


A animação é geralmente uma das enormes potencialidades dos documentos hipermédia. Pode consistir na introdução de imagens em movimento - vídeo, ou na utilização de imagens gráficas animadas através de programação.

A animação deve ser utilizada para:

  • Explicitar ou ajudar a compreender um conteúdo;

  • Demonstrar uma situação;

  • Exemplificar uma acção real;

  • Fazer sentir a evolução temporal.

  • Motivar o utilizador (sobretudo para públicos de determinados grupos etários - crianças e jovens - em que é fundamental uma motivação visual).


4.7 Auto-avaliação


1. Assinale, entre as seguintes afirmações, aquela que considera que melhor caracteriza a utilização do texto e imagem num produto multimédia.

Texto e imagem tornam o acto de comunicar mais claro e objectivo;
Texto e imagem tornam o acto de comunicar mais simples e fácil;
Texto e imagem tornam o acto de comunicar mais apelativo.

Resposta:     




2. Num produto multimédia o texto apresenta regras de utilização diferentes de um texto em suporte de papel. Assim, das afirmações abaixo indicadas seleccione as que lhe parecem correctas.

Os produtos multimédia deverão utilizar preferencialmente até ao máximo de duas fontes;
É indiferente o tamanho (extensão) do texto a incluir num produto multimédia;
Deve-se evitar utilizar apenas letra maiúscula.

Resposta:     




3. Tendo em conta o Grafismo/Apresentação gráfica a utilizar num produto multimédia, seleccione das afirmações a seguir indicadas aquela que lhe parece a mais correcta.

Todos os elementos poderão ser colocados indiscriminadamente tanto no “background” como no “foreground”;
Os produtos multimédia deverão ter sempre em conta o público-alvo a que se destinam;
É necessário a construção prévia de um “storyboard” para definir onde serão colocados os elementos em cada ecrã;
Ao longo de toda a apresentação botões e ligações deverão ser colocados de forma consistente.

Resposta:     




4. Considerando as potencialidades da animação e vídeo, assinale as expressões que considera estarem correctas.

Ajudam a compreender um conteúdo.
Informam que algo vai acontecer.
Fazem sentir a evolução temporal.
Exemplificam uma acção real.
Dão feedback ao utilizador.

Resposta: